Tel: (15) 3237-7060

FABH-SMT realiza a terceira edição do Workshop FABH-SMT

Publicado em: 26/07/2021 | Por: Beatriz Helena Martins

A Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT) possui como uma de atribuições gerenciar os recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Sendo assim, no dia 21 de julho de 2021, a FABH-SMT, em parceria com o CBH-SMT, realizou de forma virtual, o III Workshop FABH-SMT: Projetos FEHIDRO executados na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê!

Assim como nas outras edições, o evento contou com a apresentação de três empreendimentos concluídos na bacia e financiados pelo FEHIDRO. O workshop foi mediado pela Diretora Técnica da FABH-SMT, Natália Zanetti, que ressaltou a relevância da apresentação dos empreendimentos finalizados.

O primeiro empreendimento, Estrutura da Comunidade de Macroinvertebrados Bentônicos, com Enfoque nos Moluscos, da Bacia de Drenagem da Represa de Itupararanga: Padronização Metodológica do Monitoramento Biológico de Ecossistemas Aquáticos (2013-SMT-387), foi apresentado pela Professora Eliane Pintor de Arruda representando a FAI-UFSCar. O projeto avaliou a condição ambiental da bacia de drenagem da represa de Itupararanga através da caracterização da estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos, com ênfase na fauna de moluscos. A importância do estudo se encontra na possibilidade de serem subsidiadas ações de monitoramento ambiental e fomento de políticas públicas para a conservação.

Em seguida, os professores Eliana Cardoso Leite e Emerson Martins Arruda, ambos da UFSCar, apresentaram o Projeto de Planejamento Ambiental e Priorização de Áreas para Conservação em Boituva (2015-SMT_COB-139). A Prefeitura Municipal de Boituva, representada por Carlos Rodolfo Araújo Cruz, foi a tomadora de recursos para realização do empreendimento. O projeto realizou o levantamento de fragmentos florestais para conservação da vegetação, da biodiversidade e dos recursos hídricos no município, dentro do seu escopo encontram-se o mapeamento e análise dos fragmentos de vegetação nativa propondo áreas prioritárias para conservação.

A apresentação dos empreendimentos foi encerrada pelo Engenheiro Civil David Gomes Pereira, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho, com o empreendimento Investigação Ambiental da Área da ETE Aliança em Cerquilho/SP (2017-SMT_COB-224). Este projeto realizou a investigação ambiental da área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Aliança em Cerquilho-SP visando seu encerramento junto ao órgão ambiental, e também a elaboração de propostas para continuidade do gerenciamento da área mesmo após sua desativação.

As apresentações dos projetos constituem uma das formas de acompanhamento das ações realizadas na bacia, além de prestar contas à população a respeito da utilização do recurso, também incentiva outros tomadores a elaborarem projetos e aperfeiçoarem suas propostas. A importância da ocasião foi reforçada por meio do feedback positivo dos participantes.

A apresentação realizada está disponível no YouTube da FABH-SMT, e pode ser assistida pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MIsMuPgRVO0&t=514s

Os relatórios finais dos projetos apresentados encontram-se disponíveis em https://www.agenciasmt.com.br/paginas.aspx?pag=FEHIDRO_Banco_de_Projetos

_______________________________________________________
A FABH-SMT agradece o comprometimento e disponibilidade dos palestrantes e suas respectivas instituições; a presença dos participantes que prestigiaram a terceira edição do evento; e o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.