Concluído o 10º Fórum Mundial da Água: Indonésia Anuncia Resultados e Compromissos

Publicado em: 28/05/2024 | Por: Giovana Rocha de Oliveira

O Ministro de Obras Públicas e Habitação da República da Indonésia, Basuki Hadimuljono, encerrou oficialmente o 10º Fórum Mundial da Água na sexta-feira (24/05/2024) no Centro Internacional de Convenções de Bali (BICC) Nusa Dua, Bali. Em seu discurso de encerramento, Basuki destacou os resultados e compromissos alcançados durante o evento histórico.
Com entusiasmo, Basuki anunciou que todas as agendas propostas pela Indonésia foram implementadas com sucesso. Além disso, o número de participantes superou as expectativas, aumentando de 46 mil para 64 mil pessoas.
No entanto, o Ministro enfatizou que o trabalho ainda não está concluído e instou os participantes a acompanharem os compromissos com passos concretos e um forte senso de responsabilidade. Pela primeira vez na história do Fórum Mundial da Água, a Declaração Ministerial incluiu um compêndio de resultados e ações concretas, abrangendo 113 projetos de água potável e saneamento no valor de 9,4 bilhões de dólares, envolvendo 33 países e 53 organizações internacionais como apoiadores e doadores, bem como beneficiários de água potável e saneamento.
"A síntese iniciada na reunião ministerial deve ser implementada em benefício da sociedade", afirmou Basuki.
Além disso, Basuki enfatizou a importância de fortalecer as sinergias entre as partes interessadas, destacando os desafios na área da água e do saneamento que exigem uma abordagem holística e intersectorial. Ele apelou a cada país para contribuir de acordo com suas respectivas capacidades, enfatizando a cooperação e a complementaridade.
O evento também foi marcado pela atribuição do "Prêmio da Água para a Juventude de Bali" e pelo reconhecimento à Coordenação Juvenil de Cuidados de Saneamento, que recebeu o Grande Prêmio Mundial da Água de Quioto 2024.
Eric Tardieu, vice-presidente do Conselho Mundial da Água (WWC), apelou a todos os participantes para continuarem seus esforços para alcançar uma cooperação mais eficiente, pacífica e sustentável na gestão da água. Ele destacou os valores enraizados na sociedade indonésia para alcançar objetivos, como cooperação mútua.
O evento, que reuniu cinco chefes de Estado e um total de 51 ministros e 57 altos funcionários, concluiu com a certeza de que as iniciativas e compromissos assumidos impulsionarão a gestão sustentável dos recursos hídricos em todo o mundo.
Com a conclusão do 10º Fórum Mundial da Água, a Indonésia passa a bola para a Arábia Saudita, que sediará o próximo evento em 2027.



Para mais informação do evento acesse aqui.

Fonte: World Water Forum