Dia Mundial da Água

Publicado em: 24/03/2022 | Por: Carolina Kokubun

Hoje, 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e é comemorada anualmente ao redor do mundo a fim de realizar atividades que visem a conservação dos recursos hídricos, assim como implementar as recomendações feitas na Agenda 21.

Esse dia confere oportunidades para a divulgação de atividades para a promoção de consciência pública a respeito da água.

Em comemoração à data, a FABH-SMT organizou, em conjunto com o CBH-SMT, o "IV Workshop FABH-SMT: Projetos FEHIDRO executados na Bacia Hidrográfica do SMT", a fim de de promover a troca de conhecimentos sobre os empreendimentos realizados nesta bacia diante de programas e ações na área de recursos hídricos, que promovem a melhoria e a proteção dos corpos d’água, através de uma gestão colaborativa e responsável. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da agência (link) a partir das 9h15 de amanhã (23/03/22) e contará com a apresentação de três empreendimentos concluídos e financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). As inscrições podem ser realizadas por este formulário.

A falta ou o excesso de água são efeitos das mudanças climáticas, e a conscientização ambiental pode inspirar ações coletivas visando amenizar eventos extremos. Você sabia que a cobertura do solo influencia no volume de água em corpos hídricos como rios, lagos e represas? A vegetação acima dos solos confere permeabilidade, possibilitando que a água da chuva infiltre no solo e chegue nos lençóis freáticos, que podem recarregar os rios por exemplo. Ao contrário, solos impermeabilizados (como os asfaltados) impedem que a água da chuva infiltre, podendo causar enchentes. As matas ciliares, como são chamadas as vegetações na margem de corpos hídricos, protegem os mesmos da erosão e de assoreamentos. Logo, a sua preservação é fundamental.

É importante salientar, também, que as chuvas recentes podem levar a falsa sensação de que a escassez hídrica passou.

Que tal aperfeiçoar o conhecimento na área de recursos hídricos? Uma opção é participar de cursos como os oferecidos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), gratuitos e na modalidade EaD. A lista de cursos e a plataforma de inscrição podem ser acessadas pelo link.

Fonte: Organização das Nações Unidas. (ONU). Resolução A/RES/47/193 ONU.