Por que as águas subterrâneas são fundamentais para o abastecimento?
O que é necessário conhecer para usá-las com sabedoria?
As águas subterrâneas, contidas em grandes reservatórios chamados aquíferos, tem ganhado relevância crescente em vista das reservas de água superficial (rios e represas) terem se mostrado insuficientes para atender a todas as demandas. Essa relevância foi fortemente acentuada durante as crises hídricas, resultando na perfuração de muitos poços novos para atender tanto o abastecimento público como os usos privados.
Apesar desse uso crescente, o comportamento das águas subterrâneas e as propriedades dos aquíferos são muito pouco conhecidos pela população e mesmo pelos técnicos de órgãos estaduais e de prefeituras que lidam direta ou indiretamente com a captação e gestão dos recursos hídricos subterrâneos. Tal falta de conhecimento pode ter sérias consequências, pois a água subterrânea em muitos casos tem sido usada de forma descontrolada; uma evidência dessa situação é a grande quantidade de poços irregulares, ou seja, que não tiveram autorização de perfuração e nem de uso da água pelos órgãos competentes.
Nas regiões com elevado número de poços, caso das áreas urbanas, ou mesmo onde existe intensa extração para a irrigação, esse recurso poderá ser exaurido caso não haja monitoramento do aquífero e planejamento para as extrações existentes e futuras. Além disso, existem áreas contaminadas e, apesar delas serem muito pequenas com relação ao tamanho dos aquíferos, já existe uma perda de porções desses reservatórios, justamente nos locais onde as águas subterrâneas são mais necessárias. Somam-se a isso as ameaças que as contaminações oferecem à saúde pública.
Por causa desse cenário, o PRO-AQUÍFEROS, grupo de pesquisadores em hidrogeologia (ciência que estuda a água subterrânea), provenientes de instituições públicas, tem ministrado cursos de capacitação em água subterrânea e produzido materiais com linguagem acessível para disseminar conhecimento sobre esse precioso recurso natural. É importante saber que os aquíferos têm um papel regulador, pois quando a água superficial falta, a água subterrânea, se bem cuidada, ainda estará disponível.
Veja os materiais que você pode acessar:
- Caderno de conceitos básicos que elucida as principais características dos aquíferos.
(Recomendamos que a leitura dos cadernos comece por este, pois ele traz os conceitos necessários para a compreensão dos demais).
- Caderno sobre disponibilidade de água subterrânea que elucida quais fatores influem no aumento ou na diminuição desse recurso hídrico.
- Caderno sobre qualidade natural da água dos aquíferos, bem como sobre as ameaças existentes que causam a sua contaminação.
- Caderno sobre gestão de recursos hídricos, com foco nos conteúdos relativos de águas subterrâneas que constam do Plano de Bacia da BH-SMT.
- Glossário com os termos técnicos utilizados nos cadernos e vídeos.
- Quadrinho com o personagem Tatu Tati que se vê em um mundo sem água e vai descobrir os aquíferos e como eles podem salvar a situação.
- Banco de dados bibliográfico com fichamento de publicações que contemplam o território da BH-SMT e os aquíferos que nela ocorrem
- Sistema de informações georreferenciadas para o território da BH-SMT com 25 camadas relativas a mapas (geológicos, hidrogeológicos, base planialtimétrica, entre outros) e a cadastro de poços (bancos de dados SIDAS e SOE do DAEE). Este sistema está em QGis (software livre) e pode ser usado para consulta e para a realização de operações intra e entre camadas.
- VIDEO 1. 7 fatos sobre aquíferos - Conheça esses gigantes, pois eles já fazem parte da sua vida
- VIDEO 2. Aquíferos em Áreas Urbanas - 5 Boas Práticas para a Sustentabilidade
- VIDEO 3. 6 Passos - Poços Sustentáveis - da construção até a regularização
- VIDEO 4. Quem cuida da água para que não falte no futuro?
O recurso hídrico água subterrânea deve ser cada vez mais conhecido pela população, pois o exercício de cidadania passa por compreender de onde vem e para onde vai o nosso bem comum mais precioso: a água!
Seja bem-vindo à leitura e aos vídeos!