Notícias

Publicado em: 16/01/2025

RIO SOROCABA: MONITORAMENTO QUALITATIVO E QUANTITATIVO

Em cumprimento à Deliberação CBH-SMT 435 de 27 de agosto de 2021, a FABH-SMT disponibiliza os dados de monitoramento fornecidos pelas seguintes instituições: Votorantim Energia (CBA); Águas de Votorantim; SAAE Sorocaba.


- Acesse aqui o relatório de monitoramento qualitativo da água (OD, DBO, pH) nos pontos de captação de água para abastecimento público e de lançamentos de esgotos urbanos, emitido SAAE-Sorocaba, para o período 2024-2025;

- Acesse aqui o relatório de monitoramento qualitativo da água (OD, DBO, pH) nos pontos de captação de água para abastecimento público, emitido pelo Águas de Votorantim, para o período 2021-2024;

- Acesse aqui o relatório de monitoramento quantitativo (nível de água) do Rio Sorocaba, emitido SAAE-Sorocaba, para o período 2024-2025;

- Acesse aqui o relatório de monitoramento automático da qualidade das águas do Rio Sorocaba, emitido pela CETESB, para o período de 2024.



Dados anteriores: 

- Acesse aqui os relatórios de monitoramento quantitativo (nível de água) do Rio Sorocaba, emitidos SAAE-Sorocaba, para o período 2021 a 2023.
- Acesse aqui o quantitavo de vazões outorgadas a fio d´água na sub-bacia do Rio Sorocaba até o Rio Pirajibú, no período 2021-2022.

Publicado em: 13/01/2025

Publicado em: 05/12/2024

Publicado em: 25/11/2024

Publicado em: 25/11/2024

Publicado em: 13/11/2024

VI Workshop FABH-SMT: Projetos FEHIDRO executados na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê

No dia 6 de novembro, ocorreu o VI Workshop da FABH-SMT, realizado de forma totalmente online, com o tema: "Projetos FEHIDRO executados na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê". O evento contou com a participação de especialistas que compartilharam experiências e soluções voltadas para a gestão de recursos hídricos, conservação ambiental e inovação tecnológica.

Principais destaques do evento:
"Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Olésio dos Santos"
Apresentado pela Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora, esse projeto demonstrou como o plano de manejo tem contribuído para a conservação do Rio Pirapora. A abordagem integrada destacou ações que conciliam a preservação ambiental com o uso sustentável do território, promovendo benefícios para as comunidades locais.

"Diretrizes para Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos fundamentadas na Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do município de Botucatu"
A Prefeitura de Botucatu trouxe um estudo inovador fundamentado na Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização. Essa ferramenta orienta o uso do solo e o planejamento urbano, garantindo que as intervenções na cidade sejam sustentáveis e minimizem os impactos nos recursos hídricos.

"Experiência na contratação de software de gestão para perdas"
Diogo Bernardo Pedrozo, representando a Agência PCJ, destacou a implantação da ferramenta GISWATER no sistema de abastecimento de água. A solução tecnológica tem permitido maior eficiência na gestão do abastecimento de água, promovendo economia e sustentabilidade.

"Soluções não convencionais de tratamento de esgoto"
Pedro Ortolano, da Águas do Rio, explorou alternativas inovadoras no tratamento de esgoto, voltadas para regiões com desafios de infraestrutura. Essas soluções foram destacadas como essenciais para melhorar a qualidade da água e a saúde ambiental nas comunidades atendidas.

Saiba mais!
Se você perdeu o evento ou deseja revisitar os temas abordados, todo o conteúdo está disponível no canal oficial do YouTube da FABH-SMT. Acesse e acompanhe as apresentações completas, clicando
aqui.

Publicado em: 08/11/2024

Publicado em: 21/10/2024