Notícias

Governo de SP apresenta zoneamento ecológico-econômico para o público

A proposta do Governo do Estado de São Paulo para o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-SP), está sendo apresentada ao público em uma sequência de consultas regionais junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do estado durante os meses de fevereiro e março. No último dia 15/03, a proposta foi apresentada ao público dos CBHs Alto Paranapanema e Sorocaba/Médio Tietê, que integram as regiões administrativas de Itapeva e Sorocaba, configuradas, na proposta de zoneamento, como Zona 4.

Neste evento, estiveram presentes cerca de 50 participantes, acompanhando virtualmente a apresentação do projeto, pautada na descrição das definições, objetivos, premissas, produtos e estratégias de implementação do ZEE.

No final, os presentes puderam se manifestar sobre a proposta e esclarecer suas possíveis dúvidas. Os principais questionamentos foram relacionados ao estímulo ao turismo sustentável na região; à existência de ações de estímulo à restauração ecológica e à conectividade de fragmentos florestais; à forma de agrupamento dos municípios em regiões administrativas; à situação hídrica da região; à implementação do pagamento por serviços ambientais e sua abrangência; aos possíveis impactos da pandemia sobre os dados utilizados; aos dados que o comitê de bacias poderia disponibilizar para serem incorporados aos dados utilizados no ZEE; e aos gargalos de infraestrutura associados ao crescimento industrial na região.

O material apresentado segue disponível para consulta pública e coleta de contribuições até o final do mês de março, em: 
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/portalzee/consulta-publica/.

A proposta do ZEE é desenvolvida pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), com apoio da Comissão Estadual do ZEE (CEZEE-SP), constituída por 12 órgãos/secretarias de estado.

O ZEE é uma das principais ferramentas de gestão da política ambiental. Seu principal objetivo é sinalizar as potencialidades econômicas e as vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas do território paulista, contribuindo para orientar estrategicamente diversos investimentos públicos e privados, bem como as políticas públicas prioritárias.

- Link para visualização da reunião no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=NtWRvYaGQIk

- Link dos materiais disponíveis para consulta pública e respectivo formulário de contribuições: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/portalzee/consulta-publica/ 

- Link para download da apresentação realizada em 15/03/2022: https://www.sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents//CBH-SMT/21992/apresentacao-oficina-zee-cbh-smt-alpa-2022_03_15.pdf

Publicado em: 24/03/2022

Publicado em: 17/03/2022

RESULTADOS ETAPA DE INSCRIÇÃO FEHIDRO 2022

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT n° 437/2021, a FABH-SMT torna disponível para consulta o resultado da análise documental referente à fase de INSCRIÇÃO dos empreendimentos candidatos a financiamento por meio de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na bacia hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
Para os empreendimentos com pendências, os proponentes podem encaminhar complementações referentes aos apontamentos (em formato digital) por meio do SINFEHIDRO 2.0 (link) até o dia 18/03/2022 (sexta-feira), conforme cronograma definido pela Deliberação CBH-SMT n° 437/2021.

Os documentos que forem substituídos nos prazos concedidos para correção e complementação devem ter suas versões anteriores EXCLUÍDAS do SINFEHIDRO 2.0, para que não haja dúvida sobre a versão mais atualizada que deve ser considerada no processo de análise.

Aos proponentes do segmento Sociedade Civil:

A Deliberação COFEHIDRO 243 de 21/02/2022 (link) alterou o Manual de Procedimentos Operacionais (MPO) do FEHIDRO de investimento, concedendo aos Tomadores de financiamentos não reembolsáveis de entidades privadas sem fins lucrativos, que o percentual mínimo de contrapartida passe de 10% para 2%. Dessa forma, os proponentes que se enquadram nessa condição podem adequar a suas contrapartidas, caso prefiram.

Para acessar o resultado da análise, clique aqui.

Link de acesso à Deliberação CRH n° 246/2021, que aprova a revisão dos Programas de Duração Continuada - PDC para fins da aplicação dos instrumentos  previstos na política estadual de recursos hídricos.

 

Publicado em: 25/02/2022

Publicado em: 12/01/2022

Publicado em: 30/11/2021

Publicado em: 30/11/2021

Inscrições abertas para o XVIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.

     O XVIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental, organizado pelos Comitês de Bacias Hidrográficas Paulistas, será realizado este ano em formato online.                                                Após quase dois anos de pandemia causada pela COVID-19, o Brasil vive sua pior crise hídrica em 91 anos. Desde que o país começou a medir os níveis de chuva, em 1931, os registros de setembro a maio nunca foram tão baixos, e a estação mais seca do ano se inicia com os reservatórios em nível crítico. Como 64,9% da matriz elétrica brasileira é composta pela produção das hidrelétricas, a elevação de tarifas, a possibilidade de racionamento de água e luz e o risco de apagões se projetam sobre a economia.                                                    A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico destaca a importância da gestão hídrica no enfrentamento de crises para garantir os usos múltiplos dos recursos hídricos. É um desafio conciliar estes usos múltiplos nos momentos de normalidade e de escassez.                Considerando a relevância de se estabelecer um diálogo sobre a atual crise hídrica, em especial no Estado de São Paulo, neste ano o evento terá como tema “Educação Ambiental na Crise Hídrica - Eficiência Energética e os Comitês de Bacias” e acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro (2ª e 3ª feira). As inscrições serão feitas pelo site: www.dialogointerbacias.org/inscricoes, mas corra porque as inscrições são até o dia 03/11!

 

Publicado em: 21/10/2021

Processo de seleção de empreendimentos FEHIDRO 2021 (Segunda chamada)

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 433/2021, a FABH-SMT torna disponível para consulta o resultado da análise documental referente à fase de INSCRIÇÃO dos empreendimentos candidatos a financiamento por meio de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na bacia hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Para os empreendimentos com pendências, os proponentes podem encaminhar recursos referentes aos apontamentos para o e-mail tecnico@agenciasmt.com.br, até o dia 06/10/2021 (quarta-feira), conforme cronograma definido pela Deliberação CBH-SMT 433/2021.

Para acessar o resultado da análise, clique aqui.

Publicado em: 01/10/2021

Processo de seleção de empreendimentos FEHIDRO 2021 (Segunda chamada)

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 433/2021, a FABH-SMT torna disponível para consulta a documentação referente à análise das complementações protocoladas, referentes aos empreendimentos candidatos a financiamento por meio de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na bacia hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
Para os empreendimentos com parecer desfavorável, os proponentes podem encaminhar recursos referentes aos apontamentos para o e-mail tecnico@agenciasmt.com.br, até o dia 15/09/2021 (quarta-feira), conforme cronograma definido pela Deliberação CBH-SMT 433/2021.

Para acessar os pareceres clique aqui.

Publicado em: 10/09/2021

Processo de seleção de empreendimentos FEHIDRO 2021 (Segunda chamada)

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 433/2021, a FABH-SMT torna disponível para consulta a documentação referente à análise dos empreendimentos protocolados até o dia 09 de agosto de 2021, candidatos a financiamento por meio de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na bacia hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
A FABH-SMT recebeu o protocolo de 08 empreendimentos de saneamento básico (esgotamento sanitário).

No próximo dia 31/08/2021 (terça-feira), será realizada a 86ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PLAGRHI), para avaliação e encaminhamentos dos pleitos.

As complementações apontadas nos pareceres devem ser encaminhadas à FABH-SMT por meio do sistema de protocolo online disponível no site da FABH-SMT (link de acesso) até o dia 02 de setembro de 2021, conforme cronograma definido pela Deliberação CBH-SMT 433/2021.

Para acessar os pareceres clique aqui.

Publicado em: 23/08/2021