Notícias

Publicado em: 23/06/2021

Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a importância da restauração de ecossistemas

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho, desde 1974, com o objetivo de incentivar governos, organizações e indivíduos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental. A data foi designada pela Assembleia Geral da ONU, marcando o primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.

Neste ano, o tema tem como foco o início da Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema, e tem o Paquistão como o país anfitrião. A Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema (2021-2030) foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, seguindo uma proposta e resolução para ação por mais de 70 países, com o objetivo de proteger e revitalizar ecossistemas em todo o mundo, reduzindo a degradação e promovendo estratégias de restauração.  O encerramento da Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema coincide com o prazo estabelecido para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A restauração de ecossistemas associa-se à recuperação de ecossistemas degradados, assim como a conservação daqueles que ainda estão intactos. A restauração pode ser promovida de diversas formas, desde o plantio ativo ou até mesmo removendo pressões, dando a possibilidade do local se recuperar por conta própria. Os benefícios econômicos de tais intervenções excedem nove vezes o custo do investimento, enquanto a inação é pelo menos três vezes mais cara do que a restauração do ecossistema [1].

Diversas ações podem ter a degradação como resultado, desde a falta de planejamento, políticas prejudiciais, má gestão de resíduos etc. No entanto, a recuperação de ecossistemas, grandes ou pequenos, além de protegê-los, promove melhorias na vida da população que depende deles. Segundo
Shemie e McDonald (2014) a restauração de florestas e outros ecossistemas de bacias hidrográficas pode economizar US $ 890 milhões anuais para as concessionárias de água nas maiores cidades do mundo em custos de tratamento de água [2]

A Resolução SMA nº 7/2017, dentre outras disposições, define as áreas prioritárias para restauração de vegetação nativa no estado de São Paulo, onde observamos que a maior parte dos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê é classificada com prioridade muito alta para restauração de vegetação nativa. Sendo assim, aproveitamos para reforçar duas possibilidades para fomentar ações de restauração e conservação na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

A primeira delas, é o Programa Nascentes, criado pelo Decreto nº 61.296/2015, com objetivo de promover a restauração da vegetação nativa no Estado de São Paulo. Sua criação se deve à crise hídrica iniciada em 2014, que comprometeu o abastecimento público em diversas regiões do estado. A participação no programa pode ser feita através de 5 instrumentos existentes para cumprir os objetivos do programa nascentes: os bancos de áreas (Cadastro Ambiental Rural - CAR/ Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP/Unidades de Conservação), Prateleira de Projetos, Conversão de Multas, Resolução SMA nº 07/17 e o SARE (Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica). Mais informações podem ser consultadas na página da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/ e materiais de apoio podem ser consultados aqui

Outra possibilidade é o financiamento de projetos pelo Fundo Estadual de Recurso Hídricos (FEHIDRO), considerando as prioridades estabelecidas no Plano da Bacia Hidrográfica e o Plano de Ação e Programa de Investimentos (PA/PI). A consulta dos projetos que podem ser financiados consta no Manual de Procedimentos Operacionais (MPO) e, para auxiliar em sua elaboração, roteiros técnicos específicos podem ser consultados na aba FEHIDRO em materiais de apoio no site da FABH-SMT.

Se quiser saber mais sobre como apoiar ações de restauração, faça download da cartilha desenvolvida para o Dia Mundial do Meio Ambiente (2021) para dar início a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas clicando aqui.

[1] Geneva Environment Network. World Environment Day. Disponível em: https://www.genevaenvironmentnetwork.org/world-environment-day/. Acesso em: 02 jun. 2021.
[2] United Nations (org.). World Environment Day: Facts & Figures. Disponível em: https://www.worldenvironmentday.global/did-you-know/facts-figureshttps://www.worldenvironmentday.global/did-you-know/facts-figures. Acesso em: 02 jun. 2021.

Publicado em: 05/06/2021

Roteiros Técnicos para Pedidos de Financiamento ao FEHIDRO

Com o apoio de parte dos atuais Agentes Técnicos do FEHIDRO foram preparados roteiros técnicos, conforme links abaixo, para elaboração de Termos de Referência para alguns estudos, planos, projetos e ações financiáveis pelo FEHIDRO.

Os roteiros são referenciais e genéricos e visam orientar os proponentes tomadores a prepararem suas propostas. A observância dos roteiros não implica em aprovação automática dos pleitos, pois conforme as especificidades dos empreendimentos podem ser necessárias complementações ou adequações.

Os roteiros não dispensam a leitura e  observância do Manual de Procedimentos Operacionais – MPO do FEHIDRO (Investimento) e requisitos específicos de cada colegiado do SIGRH, ressaltando-se que o MPO e os documentos exigíveis podem sofrer alterações ao longo do tempo (exemplos: Ficha Resumo não é exigida a partir de 2021; e os documentos hoje são todos na forma digital e não mais impressos como citado em alguns roteiros).

1.      Planejamento ambiental
2.      Plano diretor de restauração ecológica
3.      Plano de manejo de unidade de conservação estadual (FF)
4.      Plano de manejo de unidade de conservação federal (ICMBio)
5.      Plano Diretor para redução de perdas em rede de abastecimento de água
6.      Estudo de investigação da contaminação em áreas de deposição de resíduos sólidos urbanos (a)
7.      Estudo de qualidade das águas superficiais e/ou subterrâneas
8.      Projeto de sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgotos sanitários
9.      Projeto de sistema de abastecimento de água e sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgotos sanitários (b)
10.    Projeto de sistema de tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos (c)
11.    Serviço de restauração ecológica
12.    Projeto de estação de tratamento de água-ETA (d)
13.    Ações de educação ambiental

NOTAS:

a. Apoio financeiro condicionado à demonstração de risco efetivo para recursos hídricos superficiais ou subterrâneos.
b. Sistema de abastecimento de água restrito à comunidade isolada de até 1.000 habitantes. Esse roteiro pode seraplicável, com adaptações, a projetos de sistemas detratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos e obras de drenagem superficial.
c. Apoio financeiro condicionado à demonstração de comprometimento dos recursos hídricos.
d. Apoio do FEHIDRO restrito à comunidade isolada de até 1.000 habitantes

Publicado em: 26/05/2021

FEHIDRO CBH-SMT 2021: Resultado da etapa de INSCRIÇÃO - Pós recursos

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 417/2020, a FABH-SMT torna disponível para consulta o resultado da análise dos recursos enviados pelos proponentes referentes à etapa de INSCRIÇÃO dos projetos aprovados na pré-qualificação do processo de seleção de empreendimentos para captação de recursos do FEHIDRO no CBH-SMT.

O envio de recursos se deu entre os dias 10 e 14 de maio de 2021, sendo analisados pela FABH-SMT de 17 a 18 de maio.

Informamos, ainda, que de acordo com a Deliberação CBH-SMT 417/2020, os empreendimentos inscritos passarão por uma análise de pontuação que embasará a proposta de hierarquização, conforme critérios definidos na mesma deliberação. Em 27/05/2021, quinta-feira, às 14h, será realizada reunião da CT-PLAGRHI para apreciação da proposta de hierarquização, cujo convite e link de acesso serão encaminhados aos proponentes por e-mail.

Para acessar o resultado final da etapa de INSCRIÇÃO clique aqui.

Publicado em: 18/05/2021

FEHIDRO CBH-SMT 2021: Resultado da etapa de INSCRIÇÃO

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 417/2020, a FABH-SMT torna disponível para consulta o resultado da análise da documentação enviada na etapa de INSCRIÇÃO dos projetos aprovados na pré-qualificação do processo de seleção de empreendimentos para captação de recursos do FEHIDRO no CBH-SMT.

O envio dos documentou se deu entre os dias 03 e 05 de maio de 2021, sendo analisados pela FABH-SMT de 06 a 07 maio.

Os proponentes que desejarem apresentar recursos com a documentação atualizada em função das observações levantadas, devem proceder enviando e-mail para tecnico@agenciasmt.com.br, respeitando o prazo de 10 (segunda-feira) a 14 (sexta-feira) de maio de 2021, conforme Deliberação CBH-SMT 417/2020.

Para acessar o resultado da etapa de INSCRIÇÃO clique aqui.

Publicado em: 10/05/2021

FEHIDRO CBH-SMT 2021: Resultado da etapa de pré-qualificação

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 417/2020, a FABH-SMT torna disponível para consulta o resultado da análise das adequações, complementações e recursos apresentados pelos proponentes do processo de seleção de empreendimentos para captação de recursos do FEHIDRO no CBH-SMT.
A situação de cada empreendimento foi discutida na 83a reunião ordinária da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PLAGRHI) realizada no dia 29 de abril de 2021.

Os projetos aprovados nesta etapa devem proceder para a etapa de inscrição por meio do sistema de protocolo online (clique aqui), enviando a documentação descrita no Anexo III da Deliberação CBH-SMT 417/2020 de 03 (segunda-feira) a 05 (quarta-feira) de maio de 2021.

Para acessar a tabela com o resultado da etapa de pré-qualificação clique aqui.

Publicado em: 29/04/2021

Apresentação de Recursos - Processo de seleção de empreendimentos FEHIDRO 2021

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 417/2020, a FABH-SMT informa que os candidatos a financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê podem encaminhar os recursos referentes a apontamentos constantes no parecer técnico final das análises de pré-qualificação entre os dias 16/04/2021 à  23/04/2021 para o seguinte endereço de e-mail: tecnico@agenciasmt.com.br

Para acessar os pareceres clique aqui.

Publicado em: 20/04/2021

Processo de seleção de empreendimentos FEHIDRO 2021

Em atendimento à Deliberação CBH-SMT 417/2020, a FABH-SMT torna disponível para consulta a documentação referente à análise das adequações e complementações dos empreendimentos que foram protocoladas até o dia 02 de abril de 2021, candidatos a financiamento por meio de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na bacia hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

A FABH-SMT recebeu o protocolo de 33 empreendimentos de diversas linhas temáticas como saneamento básico, restauração florestal, educação ambiental e planejamento.

Os pareceres disponíveis contemplam a análise técnica final da empresa de engenharia contratada para este fim.

Para acessar os pareceres clique aqui.

Publicado em: 16/04/2021

Publicado em: 31/03/2021

FABH-SMT realiza reunião junto ao Programa Nascentes para fomentar ações na bacia

A Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê realizou no dia 23 de fevereiro de 2021 às 15h uma reunião com a equipe do Programa Nascentes, representado pelas especialistas ambientais Claudia Beltrame Porto e Aline Salim, a qual teve como teve como objetivo expor um panorama geral do programa e a importância de desenvolver estas ações na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Sorocaba e Médio Tietê (UGRHI 10).

A Fundação Florestal, por meio do Gestor de APA e membro do CBH-SMT Waldnir Gomes Moreira já atua como fomentadora de ações em áreas de proteção, e o objetivo da reunião foi aumentar ainda mais o número de áreas restauradas na bacia do Sorocaba e Médio Tietê. Dessa forma, a equipe técnica do Programa Nascentes se disponibilizou a realizar uma reunião juntamente com os interessados em conhecer e fomentar estas ações. 46 pessoas manifestaram interesse em participar, por meio de um formulário previamente disponibilizado pela FABH-SMT.

Conforme mencionado pelas especialistas, a Resolução SMA nº 7/2017, dispõe sobre os critérios e parâmetros para compensação ambiental de áreas objeto de pedido de autorização para supressão de vegetação nativa, corte de árvores isoladas e para intervenções em Áreas de Preservação Permanente no Estado de São Paulo. A mesma resolução define as áreas prioritárias para restauração da vegetação nativa, na qual a UGRHI 10 apresenta as quatro classificações de prioridades estabelecidas nesta resolução. A maior parte dos municípios está localizada em áreas classificadas como de prioridade muito alta e alta, o que demonstra a necessidade de implementar de forma cada vez mais frequente essas ações na bacia.

As especialistas destacaram os 5 instrumentos existentes para cumprir os objetivos do programa nascentes: os bancos de áreas (
Cadastro Ambiental Rural - CAR/ Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP/Unidades de Conservação), Prateleira de Projetos, Conversão de Multas, Resolução SMA nº 07/17 e o SARE (Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica).

A FABH-SMT preparou uma publicação com o resumo dos pontos destacados no dia da reunião. A publicação, bem como o vídeo da reunião do Programa Nascentes realizada no dia 23/02 e o pdf da apresentação podem ser acessados clicando aqui. Também disponibilizamos na pasta, outros documentos relevantes como a Resolução SMA 07/17 e o e-book do Programa Nascentes que contém as ações, metas, resoluções, instrumentos técnicos, benefícios ao licenciamento ambiental e, principalmente, relatos de casos bem-sucedidos, que servem de exemplo do êxito do programa.

Mais informações sobre o Programa Nascentes, podem ser consultadas na página da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/

Publicado em: 26/03/2021