Tel: (15) 3237-7060

DAEE lança nova ferramenta gratuita para monitoramento de precipitação no Estado de SP: Chuva Agora

Publicado em: 16/07/2020 | Por: Natalia Zanetti

A Rede Hidrológica Básica do estado de SP existe desde 1886 e é operada pelo DAEE  desde 1951. Seus dados hidrológicos são utilizados para apoio ao planejamento e gerenciamento de recursos hídricos do estado, quantificando a distribuição espacial e temporal das águas superficiais e subterrâneas no estado. 
A Rede tem cerca de 900 postos hidrométricos em operação, monitorando precipitações, niveis e vazões de rios e níveis de água subterrânea. É a maior fonte de dados históricos dessas informações no estado, contando com um Banco de Dados Hidrológicos-BDH DAEE para fins de planejamento e um sistema , o SIBH-DAEE, para gerenciamento de dados telemétricos em tempo real.

O DAEE está lançando uma nova ferramenta, gratuita, para monitoramento de precipitação no estado de SP: trata-se do Chuva Agora, que informa as chuvas recentes ocorridas em cerca de 1000 postos telemétricos do DAEE e de parceiros em todo o estado de SP. Ela pode ser utilizada pelo celular ou pelo PC. A ferramenta faz parte das aplicações do SIBH-DAEE.

Essa ferramenta traz, em forma gráfica, o total e a distribuição das precipitações ocorridas entre 1 hora e 72 horas atrás. 
É possível selecionar e fixar uma UGRHI de interesse, de modo que o aplicativo passe a abrir nos próximos acessos sempre naquela região.

A ferramenta está disponível  no endereço http://sibh.daee.sp.gov.br/chuva_agora.
É possível também acessá-la pelo site do DAEE, em www.daee.sp.gov.br/hidrologia.