Notícias

FABH-SMT disponibiliza tutoriais para auxiliar candidatos a tomadores de recursos do FEHIDRO 2021

A FABH-SMT lança hoje (30/11) em seu site o Guia para Obtenção de Recursos Fundo Estadual de Recursos Hídrico (FEHIDRO). 

O objetivo deste guia, elaborado pela FABH-SMT com apoio do CBH-SMT, bem como dos seus tutoriais integrantes, é expor e detalhar aos tomadores as etapas que integram a submissão dos projetos ao CBH-SMT, de forma a otimizar a gestão dos empreendimentos realizados na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, e consequentemente os benefícios alcançados através deles.

Foram disponibilizados 5 documentos, dos quais um contém a descrição do processo FEHIDRO na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, e os outros 4 arquivos contêm tutoriais a respeito do preenchimento da documentação solicitada como requisito para obtenção de recursos do fundo.

O CBH-SMT aprovará no dia 04 de dezembro de 2020 a Deliberação CBH-SMT que define o cronograma e as regras para hierarquização de empreendimentos visando à indicação para obtenção de financiamento com recursos do FEHIDRO - compensação financeira/royalties e cobrança pelo uso dos recursos hídricos - referentes ao orçamento de 2021.

Guia para Obtenção de Recursos FEHIDRO
Tutorial 1 – Preenchimento da Ficha Resumo
Tutorial 2 – Cronograma Fisico-Financeiro e Planilha de Orçamento
Tutorial 3 – Termo de Referência (Projetos Não Estruturais)
Tutorial 4 – Projeto Básico e Executivo (Projetos Estruturais)

Publicado em: 16/12/2020

Comitês de Bacias paulistas se reúnem na próxima quinta-feira

Representantes dos 21 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) paulistas estarão reunidos na próxima quinta-feira, dia 26 de novembro, de forma on-line. Trata-se de Reunião do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas, que será realizada a partir das 9h30. Os interessados podem acompanhar pelo YouTube no link: https://youtu.be/RBpUL3AYfpU

Um dos itens de pauta será a Revisão do Regimento Interno do Fórum Paulista. Os membros também definirão os grupos de CBHs para a realização dos cursos sobre “O Papel dos Gestores Públicos no Acesso ao FEHIDRO”, a serem realizados no âmbito do Programa Capacita SIGRH, sob comando da Coordenadoria de Recursos Hídricos do estado de São Paulo, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). No encontro, haverá ainda apresentação sobre a estrutura e o funcionamento da Sala de Situação PCJ, instalada no DAEE em Piracicaba, e discussão sobre o calendário de reuniões do Fórum.  A pauta completa pode ser acessada no site do colegiado: http://forumpaulista.org

O Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas (FPCBH) é a instância colegiada formada por representantes dos segmentos Estado, Municípios e Sociedade Civil, indicados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo - SIGRH.

A entidade tem como objetivos principais discutir, formular e articular políticas públicas de gestão de recursos hídricos nos âmbitos estadual e nacional, visando ao fortalecimento dos comitês, bem como fomentar a troca de experiências entre os comitês.

Publicado em: 24/11/2020

FABH-SMT realiza I Workshop com apresentação de Projetos FEHIDRO executados na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê

Na última quarta-feira, 11 de novembro de 2020, a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT) realizou de forma virtual o I Workshop FABH-SMT: Projetos FEHIDRO executados na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. O evento contou com a apresentação de três empreendimentos concluídos na bacia e financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

O workshop foi mediado pela Diretora Técnica da FABH-SMT, Natália Zanetti, e ministrado por representantes das instituições tomadoras de recurso do FEHIDRO, representando os segmentos de estado, município ou sociedade civil. A abertura do evento, realizada pela FABH-SMT, ressaltou a importância da apresentação de empreendimentos finalizados na bacia e comunicou a preparação de um guia visando dar suporte aos tomadores. O objetivo deste guia, e os tutoriais integrantes a ele, é apresentar as etapas que integram a submissão dos projetos e otimizar a gestão dos empreendimentos realizados na bacia, e consequentemente os benefícios alcançados através deles.

O primeiro empreendimento, Adequação da canalização do Córrego Supiriri (2017-SMT_COB-209), foi apresentado pelo Engenheiro Agrônomo Rodolfo Barboza do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE).

Em seguida Waldnir Gomes Moreira, Gestor de Unidade de Conservação, apresentou o projeto Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Tietê: Estratégias para Conservação do Patrimônio Natural e Contribuições à Gestão dos Recursos Hídricos na APA Tietê (2013-SMT_COB-88), no qual a Fundação Florestal foi tomadora de recursos.

A apresentação dos empreendimentos foi encerrada pelo geógrafo Alexandre Rodrigues Dias, do Instituto de Pesquisas Socioambientais (IPESA), através do empreendimento Mapeamento das áreas de matas ciliares degradadas e diferentes usos da água na sub bacia Ribeirão Vargem Grande (2011-SMT_COB-15).

O resultado das apresentações foi traduzido por feedbacks positivos dos participantes. O evento deve ter continuidade e ser realizado de forma periódica, fornecendo informações sobre os empreendimentos realizados na bacia, portanto a participação e contribuição dos participantes visa aperfeiçoar as próximas edições do evento.

A apresentação realizada está disponível no YouTube da FABH-SMT, e pode ser assistida através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=TS9A9Jf6Wgc

________________________________________________________
A FABH-SMT agradece o comprometimento e disponibilidade dos palestrantes e suas respectivas instituições; a presença dos participantes que prestigiaram a primeira edição do evento; e o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.

Publicado em: 17/11/2020

Publicado em: 28/09/2020

Publicado em: 22/09/2020

DAEE lança nova ferramenta gratuita para monitoramento de precipitação no Estado de SP: Chuva Agora

A Rede Hidrológica Básica do estado de SP existe desde 1886 e é operada pelo DAEE  desde 1951. Seus dados hidrológicos são utilizados para apoio ao planejamento e gerenciamento de recursos hídricos do estado, quantificando a distribuição espacial e temporal das águas superficiais e subterrâneas no estado. 
A Rede tem cerca de 900 postos hidrométricos em operação, monitorando precipitações, niveis e vazões de rios e níveis de água subterrânea. É a maior fonte de dados históricos dessas informações no estado, contando com um Banco de Dados Hidrológicos-BDH DAEE para fins de planejamento e um sistema , o SIBH-DAEE, para gerenciamento de dados telemétricos em tempo real.

O DAEE está lançando uma nova ferramenta, gratuita, para monitoramento de precipitação no estado de SP: trata-se do Chuva Agora, que informa as chuvas recentes ocorridas em cerca de 1000 postos telemétricos do DAEE e de parceiros em todo o estado de SP. Ela pode ser utilizada pelo celular ou pelo PC. A ferramenta faz parte das aplicações do SIBH-DAEE.

Essa ferramenta traz, em forma gráfica, o total e a distribuição das precipitações ocorridas entre 1 hora e 72 horas atrás. 
É possível selecionar e fixar uma UGRHI de interesse, de modo que o aplicativo passe a abrir nos próximos acessos sempre naquela região.

A ferramenta está disponível  no endereço 
http://sibh.daee.sp.gov.br/chuva_agora.
É possível também acessá-la pelo site do DAEE, em www.daee.sp.gov.br/hidrologia.

Publicado em: 16/07/2020

Publicado em: 14/07/2020

Publicado em: 14/04/2020

Municípios Paulistas com ações sustentáveis recebem Troféu Franco Montoro do Programa VerdeAzul

O Governador João Doria entregou no início deste mês, troféus Franco Montoro para os municípios líderes do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Ao todo, 92 cidades receberam Certificação por notas também acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100. São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral totalizando 97,00 pontos seguida de Bragança Paulista com 94,74 e Novo Horizonte com 94,23. O PMVA tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas.

“Todos os 154 municípios que aqui virão receber o prêmio merecem os aplausos e o reconhecimento, mas especialmente os três primeiros municípios por alcançarem o patamar de excelência nesse programa”, parabenizou o Governador, destacando os primeiros colocados, São José do Rio Preto, Bragança Paulista e Novo Horizonte.

Atualmente participam do PMVA 613 municípios que colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.

“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. A partir disso, nossa equipe pode ajudar os municípios a elaborar e colocar em prática bons projetos. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, explica o secretário Marcos Penido.

Em 2019, foram capacitadas 384 pessoas em 151 municípios nas diversas regiões do estado. Durante os trabalhos, os interlocutores votaram sobre a mudança do calendário do Programa, com o objetivo de não coincidir com as eleições municipais.

“A dedicação dos interlocutores e suplentes é o cerne desse Programa contínuo de respeito ao meio ambiente e às pessoas”, afirma o coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo

PMVA no executivo municipal

Desenvolvido no município de São José dos Campos para controlar o uso e a ocupação do solo, o “Programa Observa” inovou no monitoramento por meio do uso de tecnologias como satélites, drones e softwares aliado à inteligência no combate ao crime ambiental. Desde a implantação do Programa, em 2019, foram registrados 745 alertas de supressão da cobertura vegetal, solo exposto, supressão de cobertura vegetal associada a nova edificação, entre outros.

O projeto “Composta Sertão” realizado pelo município de Sertãozinho atua para difundir a técnica de compostagem caseira como alternativa viável para o gerenciamento dos resíduos orgânicos domiciliares, minimizando impactos ambientais e maximizando benefícios sociais e econômicos. Quem faz a compostagem caseira recebe descontos no IPTU com o chamado IPTU Verde. Ao todo, serão distribuídos 1.200 kits de composteiras modulares para famílias que foram orientadas por técnicos especializados para a segregação dos resíduos orgânicos nas casas. Além das famílias, 40 escolas da rede de ensino municipal também receberam as composteiras.

São José do Rio Preto, por meio do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (SeMAE), estimulado pelo PMVA, em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da agenda 2030 da ONU, lançou o Programa “Plantando Água”. O objetivo principal do projeto é recuperar as nascentes e áreas de preservação permanente (APPs) dos mananciais que abastecem a cidade ao disponibilizar áreas para empresas que necessitam cumprir exigências dos Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA). A bacia de contribuição é formada por seis córregos principais e nove pequenos afluentes. No total, foram identificadas 62 nascentes acima da captação da água para proteção e recuperação, sendo destas, 17 no perímetro urbano e 45 na zona rural.

Para conferir a lista completa com as notas das cidades Certificadas e Qualificadas clique aqui: 
Ranking 2019.

Fonte: Portal SigRH

Publicado em: 18/03/2020

Comitês da Bacia do Rio Tietê: Plano de Ações Coletivas e Solidárias

Documentos para consulta e download:

marcador 18/09/2019:
 Deliberação Ad Referendum CBH - TJ 08/2019, de 18/09/19, que "Aprova o Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê e dá outras providências.”

marcador 16/09/2019: 
Deliberação "Ad Referendum" CBH-SMT nº 400/2019, de 16/09/19, que "Aprova o Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê e dá outras providências.”

marcador 06/09/2019: 
Deliberação Ad Referendum dos Comitês PCJ nº 328/2019, de 06/09/19, que "Aprova o Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê e dá outras providências."

marcador 29/08/2019: 
Deliberação CBH-AT nº 79/2019, de 29/08/2019, que "Aprova o Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê e dá outras providências."

marcador 26/08/2019: 
Deliberação CBH-BT nº 169/2019, de 26/08/2019, que "Aprova o Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê e dá outras providências."

marcador 01/07/2019: 
Deliberação CBH/TB nº 002/2019,  de 01/07/19, que "Dispõe sobre aprovação do Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias
Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê e dá outras providências."

marcador 18/12/2018: 
Memória Técnica da 3ª Reunião dos Secretários Executivos para Avaliação dos Trabalhos da Bacia do Rio Tietê, Agência das Bacias PCJ, Piracicaba/SP,

marcador 19/10/2018: 
Memória Técnica da 2ª Reunião dos Secretários Executivos para Avaliação dos Trabalhos da Vertente do Rio Tietê, Agência das Bacias PCJ, Piracicaba/SP,

marcador 24/10/2016: 
Memória Técnica da 1ª Reunião dos CBHS da Vertente da Bacia do Rio Tietê, Agência das Bacias PCJ, Piracicaba/SP,

Próxima reunião: 18 de fevereiro de 2020 (terça-feira) às 9:30h na FABH-SMT
(Rua Epitácio Pessoa, n° 269 - Alem Ponte - Sorocaba/SP)
 

Publicado em: 13/02/2020